4 formas de estimar sua gordura corporal e peso ideal

Mulher apertando abdômen, para calcular a percentagem de gordura corporal

Mulher apertando abdômen, para calcular a percentagem de gordura corporal

O peso ideal realmente não determina um número em uma escala. É, sim, a combinação de diferentes fatores que determinam que existe um equilíbrio entre o estilo de vida, a idade, o nível de atividade, a estatura e as necessidades específicas da pessoa.

No entanto, existem várias diretrizes para calcular uma aproximação ao peso corporal adequado e saudável para cada pessoa. Os métodos mais utilizados para calcular um peso saudável são o Índice de Massa Corporal ou Body Mass Index (BMI por suas siglas em inglês), a medida da circunferência da cintura, a prova da prega cutâneo e o percentual de gordura corporal.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Ilustração de pessoa caminhando ladeira abaixo em uma balança

Você também pode gostar

Como perder peso para recuperar sua saúde O Índice de Massa Corporal, segundo a Organização Mundial da Saúde, é a medida da gordura corporal em relação à estatura e o peso total.

Para fazer este cálculo,

  • Multiplique o seu peso em libras por 703.
  • Divida o resultado por sua altura em polegadas.
  • Divida novamente desse total, pela sua altura em polegadas.

Nos Estados Unidos, Europa e grande parte do resto do mundo, o peso é classificada de acordo com a seguinte tabela:

Infográfico em pontuações BMI

Por exemplo, um homem que pesa 220 quilos e mede 67 cm de altura, tem um índice de massa corporal de 34.4. De acordo com a tabela de IMC seria obeso.

Apesar de que o Centro de Controle de Doenças usa este sistema amplamente, alguns especialistas indicam que não leva em conta as medidas e o estilo de vida da pessoa. Por exemplo, um atleta e uma pessoa que não faz exercício poderiam pesar o mesmo, mas a composição desse peso (músculo versus gordura) seria diferente.

Você também pode ir a esta página para calcular o seu IMC.

Medida da circunferência da cintura

Segundo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, medir a cintura pode ajudar a calcular a proporção de gordura corporal e, portanto, o risco que se tem de ter certas condições.

Se a gordura está concentrada na cintura, em vez de, por exemplo, o quadril, existe um maior risco de desenvolver diabetes 2 e doenças cardiovasculares.

O risco é diretamente proporcional à medida da cintura.

Para medir a circunferência da cintura, basta prender a fita métrica ao redor da cintura, por sobre os ossos dos quadris de modo que apenas esteja em contacto com a pele sem apertar.

  • Nos homens, a circunferência da cintura deve ser inferior a 40 cm.
  • Em mulheres deve ser inferior a 35 cm.

O teste da prega cutâneo

Como a maior parte da gordura corporal está localizada logo abaixo da pele, uma medida eficaz do percentual de gordura corporal é a da dobra da pele. Ou seja, quando ela beliscou a pele, que isso é apenas esta e que tanto é gordura.

É feito com um aparelho llamadoPlicómetro yda uma ideia muito precisa da relação entre músculo e gordura no corpo. Isto é muito importante, já que duas pessoas com o mesmo peso e altura podem ter uma relação completamente diferente entre músculo e gordura.

Percentual de gordura corporal

Nosso porcentagem total de gordura inclui tanto a gordura acumulada como gordura essencial.

De acordo com o Conselho Americano de Exercício (AACE, por suas siglas em inglês), o percentual de gordura em homens e mulheres deve ser:

Infográfico sobre percentual de gordura corporal

Os profissionais de saúde e especialistas em esportes asseguram que medir o percentual de gordura do corpo é o método ideal para determinar o estado físico e a saúde geral de uma pessoa por ser o único que inclui a verdadeira composição do seu corpo.

No processo que se denomina Pletismografía por Deslocamento de Ar, o indivíduo entra em uma câmara selada com a medida total do volume de seu corpo, onde é calculada a quantidade de ar mudou. A densidade do corpo é determinado combinando o peso com o seu volume.

A Pletismografía pode estimar o percentual de gordura e a massa muscular.

4 formas de estimar sua gordura corporal e peso ideal
Rate this post