5 erros que arruinam a sua digestão ( e como deixar de cometê-los)

Muitas vezes acreditamos estar a seguir uma alimentação adequada, equilibrada e saudável, mas há vários fatores que podem determinar claramente como nos sentimos essa comida, que por mais saudável que seja, às vezes, nos provoca mal-estar, gases ou tristeza.

Hábitos que você deve abandonar para melhorar suas digestões

Hoje vou-vos contar 5 formas em que estragamos nossas digestões depois de comer, para que possa evitá-lo o quanto antes e se sentir livre de incômodos.

1. A famosa siesta

Sim, eu sei que faz muito, MUITO bem se deitar com a barriga cheia, mas não é a melhor opção se queremos iluminar nossas digestões. O mesmo acontece quando o jantar muito tarde e nos deitamos em seguida.

Quando nos tumbamos depois de comer, damos um passo para que nossos sucos gástricos tendam a subir para o esôfago e causar azia. (1) Quando estamos direitos, sentados ou de pé, os sucos estão onde devem ser para poder realizar sua tarefa, a de “quebrar” todos os alimentos que comemos para que possam entrar dentro do nosso corpo e, assim, continuar a nos alimentar.

Dormir faz com que automaticamente pelo nosso sistema digestivo trabalha mais devagar, assim que se fazer uma refeição saudável antes de dormir pode fazer você se sentir inchados e até mesmo cheios na manhã seguinte, ao despertar. Assim, é recomendável jantar 2-3 horas antes de se deitar.

2. Exercício físico de alta intensidade

Apesar de não nos sentirmos cheios, depois de comer, é contraproducente entrar para praticar o esporte, já que o seu corpo precisa de energia e componentes para fazer a digestão. Ao fazer exercício físico poderíamos estar tirando esses elementos tão necessários para o nosso sistema digestivo. Isso pode levar a tonturas, cólicas e até mesmo diarréia. (2)

Quando nos colocamos a praticar esportes depois de comer, o sangue começa a circular, de tal forma que recebe todos os nutrientes e o oxigênio para a musculatura, deixando o estômago vazio de um fluxo constante ou em menor quantidade de sangue, diminuindo muito as digestões.

É como pretender escrever um poema enquanto você está pintando um quadro. Uma coisa após a outra melhor.

3. Beber água às refeições

Se precisamos beber enquanto estamos comendo, está bem, desde que o façamos a goles e não abusemos dele. Ou seja, não tomemos vasos inteiros de água quando estamos engolindo a comida, caso contrário, estaremos diluindo muito dos sucos gástricos e fará com que não tenham tanta força para realizar a sua função.

Também não aconselho tomar água gelada ou com gelo. Nós pode desejar em um dia quente, mas tomar água gelada, pode desligar o fogo digestivo, que nos ajuda a “quebrar” os alimentos que comemos. Preferível é tomar água do tempo ou um pouco mais quente, como em um chá ou infusão.

Verão saudável

4. A fruta melhor sozinha

Quando eu falo de combinação certa dos alimentos esta premissa sempre sai. A fruta é um grupo de alimentos que são digeridos muito rapidamente, e quando a consumir seguido de uma refeição, fica acima de tudo e de seus açúcares fermentar , causando gases e inchaço da barriga.

Quando se come a fruta sozinha (cerca de 30 as 20 minutos antes da refeição ou 2-3horas depois) que o seu corpo pode digerir imediatamente.

5. Não te metas na água

Se você está acostumado a tomar o pequeno-almoço e depois dar-lhe um banho, ou para jantar e, em seguida, dar-lhe uma água quente para relaxar do stress do dia, aconselho que mude a ordem e você vai ver como se sente melhor.

Quando você entrar no banho, a temperatura de seu corpo aumenta e o seu sangue se dirige para a superfície de sua pele, mãos e pés. Em vez de se concentrar na tarefa de fazer a digestão, de repente, ele se distrai.

O calor do chuveiro faz com que o corpo regula a temperatura, de outra forma, permitindo que o fluxo de sangue se afaste dos órgãos vitais e a digestão fica mais lento.

Melhora as tuas digestões

Agora que já sabemos o que NÃO FAZER depois de comer para não piorar as nossas digestões, aqui vão algumas dicas para melhorá-los:

  • Comece as refeições com uma boa salada ou com algum ingrediente em estado bruto, antes de comer o cozido. Isto te dará enzimas ativas que ajudam a digerir melhor o resto da comida.

Polêmica

  • Se você tem digestões pesadas e difíceis aconselho-te que tomes enzimas digestivas para melhorar esta condição, ao regular de forma natural ao fazer a mudança de hábitos. Procura opções naturais, como a papaína ou a bromelaína em seu dietética ou ervanário. (3)
  • Mantenha um tom descontraído no tampo da mesa e não se sometas a situações estressantes que podem perturbar a sua digestão.

Bibliografia

  1. The dangers of eating late at night (https://www.nytimes.com/2014/10/26/opinion/sunday/the-dangers-of-eating-late-at-night.html)
  2. Runner’s diarrhea: how can I prevent it? (http://www.mayoclinic.org/runners-diarrhea/expert-answers/faq-20058107)
  3. Digestive enzyme supplementation in gastrointestinal diseases (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4923703/)
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