5 falsos saudáveis e a evitar os restaurantes

Comer fora de casa diariamente pode ser um contratempo importante para aquelas pessoas que querem comer de forma saudável, já que nem sempre temos opções, ou nem sempre identificamos corretamente.

Parecem saudáveis, mas não são

Sair para almoçar ou para jantar um dia especial, é um ato lúdico em que nos preocupamos mais com o ambiente e que a comida seja do nosso gosto, que seu aporte nutricional, já que se trata de algo esporádico. Mas quando é uma tônica diária, as más escolhas podem jogar por terra facilmente a qualidade de nossa dieta.

1. Cuidado com as saladas

É habitual que levem crostones, cebola frita, bacon, queijo de má qualidade e molhos ou condimentos de todos os tipos, muitas vezes ricos em açúcar, como é a archiconocida “creme de balsâmico”. Isso nem é uma porção de legumes, ou um prato saudável.

Com freqüência a única verdura que levam algumas saladas é um punhado de alface iceberg e três tomates cherrys. Crendo que pedimos uma opção saudável, estamos optando por uma alternativa rica em gorduras de má qualidade (frituras, queijos maus e molhos) e pobre em vegetais.

Escolhemos aquelas com prevalência de ingredientes vegetais frescos e peçamos o molho à parte para controlar a quantidade que nos servimos, ou melhor ainda, troque os molhos por azeite de oliva extra-virgem. Não descartar pedir que nos sirvam sem algum ingrediente, como por exemplo, “sem bacon” ou “sem cebola frita”.

As gorduras ajudam

2. Pratos de feijão

É muito comum que os potajes de feijão levem uma quantidade importante de carnes processadas , como chouriço, morcela ou bacon, e muito pouca verdura, especialmente nos restaurantes mais tradicionais. Precisamos antes de pedir, de como é feito o caldo, preferindo legumes “viúvas” (sem carne), ou as preparadas com peixe ou frutos do mar (grão-de-bico com bacalhau, fabes com amêijoas…) se o consumimos.

3. “Vegetariano” ou “vegano” não é sinônimo de saudável

Embora já falamos outras vezes de que “vegano” não significa sempre saudável, o fazíamos em relação a produtos de supermercado. Mas isso é também aplicável a restauração.

Cada vez há mais restaurantes vegetarianos ou mais negócios que oferecem opções assinaladas com a vee em suas cartas. Não é raro que se cria, tudo o que engloba essa opção dietética será saudável, leve e cheio de legumes.

O certo é que não é assim, e dentro de uma opção vegana pode incluir todo o tipo de opções pouco saudáveis, como fritangas, molhos tão doentias que em sua versão normal ou pior (maior utilização de gorduras vegetais pouco saudáveis, especialmente em sobremesas e pratos com queijos veganos, é muito fácil que se usam gorduras hidrogenadas), pratos ricos em cereais refinados e fast food exatamente a mesma de pouco recomendável do que o tradicional.

Há que valorizar mais longe da tag “vegetariana” se o que buscamos é um prato saudável e não apenas uma opção adequada para este grupo.

Atenção aos rótulos

4. Cremes de legumes

Parecem uma excelente opção, não obstante muitas vezes, levam uma boa quantidade de creme de leite ou queijo, para dar o sabor ou textura. Também é habitual que levem sobre tudo batata e legumes justa para dar sabor, especialmente quando são legumes algo mais caras como os aspargos e os cogumelos, ou que sirvam de novo com pão frito, bacon, presunto ou alho-poró frito para dar um toque crocante ou um ponto mais atrativo.

É melhor perguntar para garantir que levam ingredientes, e pedir, sem forro , se esta consiste em uma frigideira ou em carne processada.

5. Saladas de frutas de fruta

É uma sobremesa recorrente nos menus do dia ou em restaurantes de comida sem muitas pretensões. E pode parecer uma opção muito saudável. E o que seria se apenas levar frutas frescas. Mas, muitas vezes, leva frutas em calda (pêssego, abacaxi, uvas) ou está preparada em um suco de suco e açúcar, para que se conserve melhor.

Precisamos sempre antes de requisitar, e se leva açúcar ou calda de açúcar, muito melhor simplesmente pedir uma peça de fruta fresca, sem mais. Ou prescindir da sobremesa, se não há opção de fruta natural.

Mais sabor e nutrientes

Como comer de forma saudável fora de casa

O que devemos ter em mente na hora de escolher as opções mais saudáveis possíveis são basicamente quatro coisas:

  • Que em nossa comida, principalmente legumes e produtos hortícolas: pode ser salada, gazpachos ou cremes, pistos, grelhados, cogumelos, cozidos.., sempre com o cuidado de não cair em alguma das “armadilhas” que indicamos abaixo.
  • Que contenha uma opção de proteína saudável: se comemos carne e peixe, não costuma ser difícil conseguir esses produtos feitos no forno ou grelhado. No entanto as pessoas vegetarianas são frequentemente ficam sem opção, o queijo ou a omelete, e as veganas e muitas vezes sem nenhuma em absoluto, a menos que se trate de restaurantes especializados. Se você está em um dos dois últimos casos, tem várias dicas neste post. E se o trouxestes uma dieta tradicional, lembre-se consumir mais legumes e proteínas de origem vegetal no resto de ingestão, se você optar sempre por carne ou peixe no restaurante.
  • Cuidado com tudo o que rodeia a comida: bebidas, lanches, pães, sobremesas… o ideal é beber água, não de álcool ou sumos, prescindir de petiscos ou snacks ou optar por frutos secos naturais, anchova ou picles, não pegar pão, já que costuma ser de farinha refinada e provavelmente o menu já terá cereais ou tubérculos e prescindir da sobremesa, se não há opção de fruta. Sempre podemos fazer de nós é uma peça para consumir depois.
  • Quanto mais simples, melhor: em geral, os pratos muito elaborados, como lasanhas, cozidos, coisas recheadas, rebozados, etc, têm mais chances de levar ingredientes não muito saudáveis e, além disso, em proporções elevadas, enquanto que a quantidade de verduras e legumes costuma ir para a baixa.

Preparações simples , onde podemos distinguir bem os ingredientes, asseguram-nos algo mais do que o prato não leva adicionados pouco saudáveis. Melhor espinafre refogados que o creme ou quiche de espinafre. Melhor aspargos grelhados que torta de aspargos. Melhor salada de tomate tomates recheados. Melhor cogumelos salteados, que lasanha de cogumelos. Melhor batata cozida do que purê de batata.

E quando tudo isso falhar, lembre-se que sempre nos ficará o tupper.

5 falsos saudáveis e a evitar os restaurantes
Rate this post